A Guardiã Dos Segredos de Família
1179 palavras
5 páginas
A guardiã dos segredos de família conta a história de uma menina de treze anos que por ser muito madura e preocupada, abandona a casa dos pais para cuidar dos seus sobrinhos órfãos. As crianças estão sobre a guarda de Sebastião, irmão mais velho de Nenenzinha, mas o que deixa Nenenzinha preocupada com os sobrinhos é o fato que seu irmão Sebastião é casado com Delminha, que é uma espécie de tia bruxa, que é muito bela, mas também muito brava. Delminha mandava as crianças fazerem todo o trabalho sujo, ela os explorava. Com a chegada de Nenenzinha as coisas mudam. Nenenzinha vira uma mãe e amiga para as crianças, e quando precisa ficar “enorme” para encarar a medonha da Delminha, ela o faz. O termo que a escritora usa de que Nenenzinha fica enorme, é uma metáfora, que quer dizer que ela amadurece, ela se obriga a sair da posição de menina de treze anos para poder encarar o que for. Outro fator que ajuda Nenenzinha, é que ela usa dos segredos que sabe para ajudar os órfãos. Ela sabe onde Sebastião guarda a chave da padaria, e a noite vai até lá “roubar” pães dormidos para as crianças com fome. Esse não é o único segredo que ela sabe, ela procura chantagear Delminha quando necessário e em favor das crianças. Todas as famílias têm segredos, ou assuntos que nunca podem ser comentados. Algumas famílias têm segredos que talvez nunca sejam revelados. Mas toda família tem segredos, faz parte do ser humano, e é isso que o livro mostra.
Ao final da trama, por conta de uma inundação, Nenenzinha acaba por ficar enorme e salvar a todos com muito esforço, uma menina de treze anos salva um por um dos membros dessa louca e desajustada família.
O livro tem uma verossimilhança, o que é semelhante à verdade, que tem a aparência de verdadeiro. Muitas crianças de treze anos têm que crescer e assumir as responsabilidades de uma família desajustada, eu mesmo tive que fazer isso. Como se sabe, o entendimento do que seja verossimilhança é fundamental para o estudo da literatura e