Irmãos Grimm
Grimm
Irmãos Grimm: Biografia
Os irmãos Grimm, Jacob (4 de janeiro de 1785 –
20 de setembro de 1863) e Wilhelm (24 de fevereiro de 1786 – 16 de dezembro de 1859), foram dois alemães que se dedicaram ao registro de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade. Também deram grandes contribuições à língua alemã com um dicionário (O
Grande Dicionário Alemão - Deutsches
Wörterbuch) e estudos de linguística e folclore.
A família é originária da cidade de Hanau no estado de
Hessen. Os avós e bisavós eram protestantes. Os pais,
Philipp Wilhelm e Dorothea Grimm, tiveram nove filhos dos quais apenas Ferdinand, Ludwig Emil, Charlotte,
Jacob e Wilhelm Karl sobreviveram.
Em 1796 o pai deles morreu com 45 anos de idade. A mãe, a fim de assegurar ao filho mais velho todas as chances de conseguir avançar na carreira jurídica, enviou os dois filhos para junto de sua tia em Kassel.
Jacob frequentou a Universidade de Marburg e estudou Direito, como o pai, e seu irmão Wilhelm juntou-se a ele um ano depois no mesmo curso.
Os irmãos Grimm, nos legaram os contos hoje conhecidos como “Os Contos dos Irmãos Grimm”, eram sisudos eruditos que dedicaram boa parte de suas vidas à pesquisa.
Eles decidiram dedicar-se aos estudos de história e linguística, recolhendo diretamente da memória popular, as antigas narrativas, lendas ou sagas germânicas, conservadas pela tradição oral.
Logo Jacob e Wilhelm conseguiram ocupações que lhes permitiram dedicarem-se a seus interesses pessoais, dando início a um tratado sobre a língua germânica. Desenvolveram uma teoria que ficou universalmente conhecida como a Lei dos Grimm. Em todos os seus estudos foram pioneiros, começando do zero, sem nada, em absoluto, em que apoiaremse: nem estudos anteriores de outros, nem dicionários ou guias de raízes e derivações das palavras. Sob certo aspecto,
Jacob foi melhor estudioso, Wilhelm, melhor escritor, mas trabalhavam juntos em tal colaboração que é