A Mudança Duradoura e Definitiva
Hammer (2004, p. 47-54), especialista em educação administrativa, critica a utilização de metodologias tradicionais de mudança por demorarem demais percebidas. Diz ele que “há tanta coisa a ser integrada com o resto que pode levar anos para que a inovação seja implementada e os benefícios comecem a surgir”.
Lucas (1997, p. 59), aponta que “não se deve assumir que aqueles que trabalham para uma organização consideram os interesses dessa organização com a preocupação número de suas prioridades”. Os indivíduos de diversos tipos de personalidade possuem os seus próprios desejos e necessidades.
O preparo das pessoas para a mudança deve transmitir que não se trata apenas de um momento carregado de incertezas, mas sim, de um caminho para atingir mais um sucesso na carreira de cada um. Como dizem Nash e Stevenson (2004, p. 86-93) “O sucesso duradouro é emocionalmente renovador e não causa ansiedades”.
Kets de Vries (1997, p. 39), ao se referir à definição do mundo psíquico uma vez passada a mudança, acusa que esse é o momento em que as pessoas experimentam o que chamou de “sensação de esperança”, que facilita uma “atitude mais proativa” em relação aquilo que esta por vir.
Segundo GROGAN (1992), Um outro efeito deste processo macroeconômico é a necessidade de segurança na transmissão de informações a clientes e parceiros, dado a insegurança geral em que vivemos. Para tanto, a contratação de profissionais exige que estes sejam cada vez mais especializados em comunicação, capaz de realizar mediações entre diferentes públicos internos e externos respondendo as expectativas da assistência, de uma forma objetiva e coerente.
A pluralidade mercadológica, a competitividade social, a busca acirrada pelo desenvolvimento de produtos e marcas com qualidade e funcionalidade respondendo as expectativas de consumo, necessita de profissionais capacitados com um bom exercício da comunicação, sendo este profissional capaz de oferecer