Irmãos grimm
COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
ELISAMA RORATO
ERA UMA VEZ...
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia da Comunicação.
Turma 3N – Graduação
PROFESSOR: HENRIQUE KESKE
NOVO HAMBURGO
2008
O FILME:
Assistimos em sala de aula o filme: OS IRMÃOS GRIMM, dirigido por Terry Gilliam, e produzido pela Europa Filmes. Apresenta a história dos irmãos Grimm, retratando-os como trapaceiros, que viajavam pela Europa enfrentando monstros e demônios em troca de dinheiro. Ao serem descobertos, são enviados a enfrentar uma maldição existente em Marbadem, uma floresta encantada onde donzelas desapareciam misteriosamente.
A HISTÓRIA:
Jacob Grimm (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859), filhos de Phillip Wilhelm e Dorothea Grimm, que tiveram ao todo 9 filhos, dos quais apenas 5 sobreviveram. Esudram direito, foram dois filósofos, lingüistas e folcloristas, que aproximadamente 100 anos após Perrault ter publicado “As histórias da Mãe Gansa”, lançaram de 1812 a 1815, em dois tomos, Os Contos de Fadas dos Irmãos Grimm, com antigas narrativas populares, baseadas em fontes da tradição oral, como Katherina Wieckmann e Jeannette Hassenpflug. Entre 1812 e 1822, publicaram uma coletânea de 100 contos denominada Kinder und Hausmaerchen ("Contos de fadas para crianças e adultos"). Por haverem várias semelhanças com os contos de Perrault, leva-nos a pensar sobre um fundo comum de fontes históricas, ou ser então meras adaptações dos contos do estudioso francês. Principais contos de "Kinder und Hausmaerchen": Pele de Urso, A Bela e a Fera, A Gata Borralheira e João e Maria.
As obras literárias mais importantes foram: A reunião de Contos para Crianças; Coleção de Lendas e o Dicionário Alemão, que foi uma das maiores contribuições deles para a Língua Alemã.
UM CONTO: A Gata Borralheira (Cendrillon ou La Petit Pantoufle de Verre)
(adaptação de Katharine Gibson)