Biografia de Arquimedes
Arquimedes se mudou muito jovem para Alexandria, Conviveu ali com muitos cientistas da época, tendo como mestre de ensino Canon de Samos. No mesmo local conheceu Euclides, onde se empenharam em buscar verdades oferecidas pela física, principalmente na área da Mecânica, onde desenvolveu grandiosas obras da engenharia bélica da época. Após um tempo estudando em Alexandria, retornou à sua terra natal, Siracusa, entregando-se inteiramente às pesquisas matemáticas. Havia na época muitas lendas que circulavam sobre os seus inventos, devido as suas máquinas de caráter utilitário e aos seus engenhos de guerra, o tornaram conhecido em todo o mundo antigo. Isso fez com que o seu nome ficasse fortemente ligado à história das invenções.
Plutarco considerava Arquimedes o maior matemático da antiguidade, pois a sua inteligência era bem acima do normal. Dentre ao pouco relato de Arquimedes, conhecemos uma serie de anedotas.
Contada por Plutarco, uma das anedotas mais famosas do físico-matemático era que se lhe dessem um ponto de apoio ele conseguiria mover a terra.
Arquimedes teve um grande incentivo do rei para colocar em pratica todos os seus pensamentos, leis e teoria. Com todo o incentivo real colocou em movimento, fazendo o mínimo esforço possível um enorme navio de três mastros e totalmente carregado utilizando apenas um complexo de roldanas.
Os famosos e maravilhosos engenhos de guerra de Arquimedes contribuíram e muito para a cidade de Siracusa, pois foi devido a essas invenções que a cidade foi poupada ao assédio romano, antes de cair nas mãos das tropas de Marcelo depois de três anos de resistência. Referindo-se aos seus engenhos