biogeografia
CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS -CCR
CAMPUS CURITIBANOS
MÉTODOS EM BIOGEOGRAFIA
Acadêmica: Maiara de Liz Granemann
Prof: Msc. Amanda Koche Marcon
Disciplina de Biogeografia
Curitibanos
2014
INTRODUÇÃO
Essa área de pesquisa une pesquisadores de várias especialidades e interesse. Para alguns evolucionistas a biogeografia pode parecer enigmática no contexto da biologia evolutiva, que se dedica predominantemente ao registro fóssil e à ação da seleção natural ao longo do tempo. A biogeografia inclui um conjunto diverso de técnicas, métodos e teorias, o que pode passar a impressão de confusão ou incerteza (CARVALHO; ALMEIDA, 2010).
MÉTODOS
1) Dispersalismo
Conceito tradicional de centro de origem e dispersão, que leva em conta a existência de uma área ancestral a partir da qual se deu a dispersão da espécie ancestral, que pode ou não ter dado origem às espécies presentes atualmente.
2) Biogeografia filogenética
Aplica as regras de progressão e derivação para elucidar a historia da distribuição geográfica de um grupo e considera a hipótese filogenética de um dado grupo de organismos como a base para inferir sobre hipóteses históricas.
3) Filogeografia
É definida como o estudo dos princípios e processos que determinam a distribuição geográfica de linhagens genealógicas. Lida não somente com as relações filogenéticas entre os táxons estudados, mas com os fatores históricos responsáveis pela distribuição espacial das linhagens. A análise e interpretação da distribuição de linhagens requerem o processamento conjunto de informações de uma série de disciplinas, incluindo sistemática filogenética, genética de populações, etologia, demografia, paleontologia, geologia e modelos paleogeógrafos e paleoclimaticos (CARVALHO; ALMEIDA, 2010).
Apesar dos processos micro e macros evolutivos serem historicamente tratados de forma separada, esses processos sempre