destilação por arraste de vapor
Realizar a separação de óleos essenciais de vegetais utilizando a técnica de arraste de vapor.
2. Introdução:
Uma destilação por arrastamento de vapor é utilizada quando se pretende separar substâncias de baixa volatilidade e insolúveis em água de outras ainda menos voláteis. Os vapores do componente volátil são arrastados por vapor de água sobreaquecido.
O líquido ferve antes de alcançar a sua temperatura de ebulição porque a pressão dos seus vapores, juntamente com a pressão de vapor da água, ultrapassa a pressão atmosférica. Acontece então a destilação.
A destilação em corrente de vapor oferece, ainda, a grande vantagem da seletividade porque algumas substâncias são arrastadas com o vapor e outras não, além daquelas que são arrastadas tão lentamente que permitem a realização de boas separações empregando esta técnica. Utilizando o vapor de água para fazer o arraste, à pressão atmosférica, o resultado será a separação do componente de ponto de ebulição mais alto, a uma temperatura inferior a 100ºC.
O homem procura extrair da natureza o que lhe servirá de útil. Dentre tais compostos, inúmeros provém de plantas na forma de óleos, os óleos essenciais são usados, principalmente por seus aromas agradáveis, em perfumes, incenso, temperos e como agentes flavorizantes em alimentos. Alguns óleos essenciais são também conhecidos por sua ação antibacteriana e antifúngica. Outros são usados na medicina, como a cânfora e o eucalipto até então chamados óleos essenciais. O processo de extração é, na maioria das vezes, a destilação por arraste a vapor sob pressão atmosférica.
Segue abaixo aparelhagem utilizada para destilação por arraste a vapor:
3. Materiais , Equipamentos e Reagentes:
3.1Materiais:
Condensador liso;
Balão de duas bocas;
Conexões de vidro;
Termômetro;
Béquer;
Erlenmeyer.
3.2 Equipamentos:
Garra;
Bico de Bunsen;
Rolhas;
Suporte universal;
Tela de amianto;
Tripé;
Aquecedor magnético;
Cacos de