7284738414
913 palavras
4 páginas
INTRODUÇÃOO objetivo principal é abordar características e propriedades dos solos ,com diferente fatores climáticos os principais são:
Clima, material de origem ,relevo,seres vivos e tempo.
Além dos fatores, as propriedades químicas e físicas e processos erosivos e os impactos ambientais.
FATORES DE FORMAÇÃO
Os fatores são considerados variáveis independentes onde resultam mudanças, a ação conjunta é responsável pela velocidade e duração da formação do solo.
MATERIAL DEORIGEM
No estado inicial do sistema a rocha consolidada ainda é um solo preexistente, sobre o qual outro s fatores a transformarão.
Através de decomposição e desintegração, a rocha matriz fornece matéria prima para o solo.Essa característica influenciam diretamente na gênese: composição mineralógica, resistência mecânica e textura, e também com característica do clima e o tempo notadamente um índice de acidez (ph).
Tipos de solos derivados de rocha granítica, granodioríticas e ginasiais.
CLIMA
O clima participa na formação do solo, através de energia solar, umidade, precipitação. Age também no fator ativo de material de origem, que é relevo,vegetação e os organismo e tendências regionais com variedades climática.
O teor de matéria orgânica diminui com elevação de temperatura em função do aumento da temperatura eleva sua velocidade. Em climas muito úmidos o solo tende ser profundo, com acumulação de resíduos de óxidos de ferro.
Em climas áridos e semi-áridos solos rasos, ricos em bases com acumulação de carbonato de cálcio e presença de salinidade.
RELEVO
É o fator que controla a redistribuição de massa e energia ,tornando possível diferenciar na paisagem superfície de erosão e deposição.
As características do relevo que influenciam diretamentamente na formação do perfil de solo; exp.: nas áreas plana tendem ser mais profundo do que aquele desenvolvido em encosta geralmente apresenta um teor de matérias primas mais elevado.
ORGANISMO
A formação do solo é resultado da ação