biofisica
Curso: Fisioterapia
Data: 22.11.2013
Disciplina: Biofísica
Correlações Entre Centro de Massa e Centro de Pressão
O controle postural é tão complexo quanto o controle de movimentos. Duas grandezas que podem ser obtidas por meio da biomecânica para o estudo da postura são o centro de massa do corpo (COM) e o centro de pressão (COP) resultante das forças aplicadas no apoio. O objetivo deste artigo é discutir as relações entre estas grandezas. O balanço postural é a oscilação natural que o corpo apresenta quando está na postura ereta e é tradicionalmente representado por meio da trajetória do COM. O COP é uma medida de deslocamento e é classicamente associada aos estudos do controle postural por causa de sua relação com o COM, por ser a resposta neuromuscular ao balanço do COM. A diferença entre COM e COP se dá no domínio temporal e de frequências. Busca-se minimizar a diferença entre o COP e o COM para manter a postura ereta em equilíbrio. O
COM pode ser estimado por meio de três diferentes procedimentos: cinemático, cinético e filtragem. Como principais variáveis de estudo, COP e COM apresentam particularidades nos processos de mensuração e no significado físico, sugerindo diferentes interpretações para o controle do equilíbrio.
Estudo feito com dez homens, que praticam algum tipo de esporte realizaram seis tentativas, nas três primeiras foi solicitado que permanecessem em pé. Os indivíduos repetiram o procedimento mais três vezes com os olhos fechados.
Reforça a correlação entr os dados de COP e CM calculado por métodos cinemáticos durante a análise do equilibrio postural estático. Com isso o controle da postura pode ser qualificado pelas variáveis do presente estudo, tanto atraves do COP como do CM.
Este trabalho apresentou características de postura de cada sujeito baseado na análise postural computadorizada. Estes dados não podem ser considerados como uma representação de uma postura correta ou incorreta, mas sim parâmetros