Biofisica da visão e audição
Após leitura e analise observou-se que as informações do mundo exterior são captadas e transmitidas ao cérebro através dos órgãos dos sentidos. As vias nervosas permitem a detecção e análise dos sinais sonoros, a audição; luminosos, a visão; e químicos, a gustação e olfação; ambos situados na cabeça. Além dessas informações, os sensores situados nos canais semicirculares do ouvido interno ajudam a manutenção da postura e participam na definição do equilíbrio do corpo.
Grande parte das informações que o ser humano recebe é transmitida por ondas sonoras. Que provêm do ambiente em que estamos e são originadas em diversas fontes sonoras. O sistema auditivo dos animais permite a captação dessas ondas e o reconhecimento do conteúdo que possuem.
MOVIMENTOS ONDULATÓRIOS
Os fenômenos ondulatórios transmitem energia através da matéria. As partículas materiais apenas giram ou oscilam para frente e para trás, ou para cima e para baixo, transmitindo energia de uma partícula a outra.Existem três tipos fundamentais de movimentos ondulatórios, longitudinais e transversais.
Nas ondas longitudinais, as partículas movimentam-se para frente e para trás na mesma direção da propagação da energia, como uma mola, alternadamente distendida e comprimida. A energia pode ser transmitida em todos os estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) através do movimento longitudinal das partículas.Nas ondas transversais a energia viaja na perpendicular na direção de vibração das partículas. Este tipo de movimento transmite-se apenas nos sólidos.
As ondas apresentam duas classificações quanto à sua natureza, podem ser mecânicas ou eletromagnéticas.
ONDAS MECÂNICAS – SOM
Ondas mecânicas são aquelas originadas pela deformação de uma região de um meio elástico e que, para se propagarem, necessitam de um meio material. Daí decorre que as ondas mecânicas não se propagam no vácuo. As ondas sonoras propagam-se nos sólidos, líquidos e gases.
Som é o fenômeno acústico que