Trabalho contabilidade
Os relatórios contábeis são a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade seu objetivo é relatar aos usuários os principais fatos registrados pela contabilidade em determinado período.
A LSA (Lei das sociedades por ações) estabelece que ao fim de cada período social, a diretoria fará elaborar com base na escrituração contábil as demonstrações financeiras do exercício. O exercício social tem duração de um ano, não havendo necessidade de coincidir com o ano civil.
Uma empresa pode ser considerada sociedade anônima quando ela tem um lucro anual acima de R$ 120.000.00, valor menor que isso ela é considerada pequena e micro empresa, uma sociedade anônima é dividida em capital aberto e fechado, as empresas de capital fechado é aquela que suas ações só podem ser negociadas internamente entre no máximo vinte sócios acionistas.
Já a sociedade anônima de capital aberto é aquela que tem suas ações abertas para negociação na bolsa de valores para o publico no geral e por negociar suas ações na bolsa ela obrigatoriamente tem que apresentar anualmente relatórios contábeis sobre sua situação financeira, até mesmo para que seus investidores possam estar se guiando e vendo se vale à pena ou não continuar nesse investimento.
Independente dessa questão de investimento ou não esse relatórios contábeis são necessários para que a empresa possa estar rigorosamente em ordem com suas questões
Tributarias junto ao fisco essas demonstrações contábeis é obrigatório ser apresentados por uma empresa denominada sociedade anônima de capital aberto e dentre esses relatórios que são obrigatórios e exigidos pela lei das sociedades por ações e que uma empresa denominada sociedade anônima de capital aberto precisa apresentar nós podemos citar
• Balanço Patrimonial – BP
• Demonstração de Resultado do exercício – DRE
• Demonstração dos lucros e prejuízos acumulados – DLPA
• Demonstração dos fluxos de caixa - DFC