Biofísica da visão e audição
Ondas mecânicas: São aquelas, cuja energia mecânica se propaga com pulso longitudinal; e necessitam de um meio material para que se propaguem. Um exemplo bem claro é a onda sonora.
1.2 – A luz visível: A luz de nossos olhos não é sensível a todas as ondas eletromagnéticas. A luz visível corresponde a um pequeno trecho do espectro eletromagnético, constituído pelas ondas eletromagnéticas com frequências compreendidas aproximadamente entre 3,8 x 1014 Mz e 8,3 x 1014 Mz. Os comprimentos de onda no vácuo, em correspondência, estão compreendidos entre 7800 Ä e 3600 Ä. Os diferentes tipos de luzes monocromáticas se distribuem, então, do seguinte modo, luz vermelha, luz alaranjada, luz amarela, luz verde, luz azul, luz anil e luz violeta.
A ocorrência de polarização com a luz evidencia ser ela constituída por ondas transversais, pois esse fenômeno só pode ocorrer para esse tipo de onda.
O conjunto dos raios de luz que se propagam numa determinada região do espaço constitui a luz visível. O pincel de luz é um fenômeno visível apenas em ambientes escuros ou onde a luz existente seja mais fraca. Para ser observado, dependerão das partículas suspensas na poeira, neblina, fumaça, etc. Isso porque a luz só afeta nossos olhos quando é refletida por corpos iluminados ou quando olhamos em direção à sua fonte. Assim, no vácuo o pincel de luz não pode ser percebido, pois ali não existem partículas em suspensão ou em precipitação.
1.3 - Percepção do som: O som é a propagação de energia mecânica sob a forma de movimento ondulatório, com pulso longitudinal. É um fenômeno de campo gravitacional. Sendo o som uma onda, possui velocidade, frequência e comprimento de onda.
A velocidade da propagação de onda normalmente varia de acordo com a