Biofisica da visão e audiçãp

1603 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, iremos apresentar de maneira clara e sucinta o conceito de ondas eletromagnéticas e ondas mecânicas. Dessa maneira entraremos de olhos abertos no mundo da biofísica da visão e da audição.
À medida que formos nos aprofundando, faremos um passeio por um mundo "desconhecido", mas cheio de surpresas.
Veremos que a luz visível não é sensível a todas as ondas eletromagnéticas, entraremos em contato direto com o comprimento de onda no vácuo, além de conhecer os diferentes tipos de luzes monocromáticas e como se distribuem.
Também, veremos que o som é a propagação de energia mecânica sob a forma de movimento ondulatório, com pulso longitudinal. É um fenômeno de campo gravitacional, além de entender como ele se propaga. Além de conhecer melhor a anatomia morfofuncional do globo ocular e do ouvido e compreender como percebemos o som e a luz.

1. REVISÃO DE LITERATURA
1.1- Ondas eletromagnéticas:
São as ondas geradas por cargas elétricas oscilantes, cuja velocidade no vácuo é de 3 x 108 m/s e por isso não necessita de um meio material para se propagar. Exemplo: raio gama, raios-X, onda luminosa.
Ondas mecânicas:
São aquelas, cuja energia mecânica se propaga com pulso longitudinal; e necessitam de um meio material para que se propaguem. Um exemplo bem claro é a onda sonora.
1.2 – A luz visível:
A luz de nossos olhos não é sensível a todas as ondas eletromagnéticas. A luz visível corresponde a um pequeno trecho do espectro eletromagnético, constituído pelas ondas eletromagnéticas com freqüências compreendidas aproximadamente entre 3,8 x 1014 Mz e 8,3 x 1014 Mz. Os comprimentos de onda no vácuo, em correspondência, estão compreendidos entre 7800 Ä e 3600 Ä. Os diferentes tipos de luzes monocromáticas se distribuem, então, do seguinte modo, luz vermelha, luz alaranjada, luz amarela, luz verde, luz azul, luz anil e luz violeta.
A ocorrência de polarização com a luz evidencia ser ela constituída por ondas transversais, pois esse

Relacionados