Biofarmácos
Biofármacos:
sua importância e as técnicas utilizadas em sua produção
Ana Claudia Oliveira Carreira, Gabriel Levin, Tatiane Maldonado Coelho,
Gustavo Gross Belchior, Mari Cleide Sogayar
Instituto de Química, Departamento de Bioquímica, NUCEL-NETCEM-Faculdade de Medicina,
Universidade de São Paulo.
Autor para correspondência: ancoc@iq.usp.br
168
Genética na Escola | Vol. 8 | Nº 2 | 2013
Genética na Escola – ISSN: 1980-3540
U
m conjunto de metodologias e abordagens experimentais foi desenvolvido nas últimas décadas e sua compreensão é fundamental para o entendimento de como o conhecimento na área de Biologia Molecular é produzido e de como ele vem sendo utilizado de maneira aplicada para a geração de medicamentos produzidos em organismos vivos, os biofármacos.
Sociedade Brasileira de Genética
169
GENÉTICA E SOCIEDADE
B
iofármacos são medicamentos produ zidos por técnicas biotecnológicas com a utilização de um sistema vivo. Podem ser extraídos de órgãos e tecidos, microrganis mo, fluidos animais ou a partir de células e microrganismos modificados geneticamente.
São mais eficazes do que os medicamentos convencionais obtidos por processos de ori gem química, possibilitando o tratamento de doenças crônicas nas quais há a ausência, diminuição ou perda de função de uma de terminada proteína.
Os biofármacos são muito similares ou idênticos às proteínas humanas sendo uti lizados para reposição destas proteínas no paciente. Uma das principais vantagens do uso de Biofármacos em relação ao uso de proteínas purificadas a partir de amostras
biológicas humanas, como ocorre no caso de fatores sanguíneos de coagulação usados para hemofílicos, é que estes medicamentos são muito mais homogêneos e seguros, não apresentando o risco de possuir algum vírus ainda desconhecido, e que não foi detecta do pelos testes disponíveis atualmente. A vantagem se deve ao fato destas proteínas