bioetica
# O que é HPV?
Sigla em inglês para o Human Papilomavirus, e um vírus que provoca lesões de pele e mucosa tanto em homens como em mulheres. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital. Provocando alterações na região infectada, causando pequenas lesões decorrentes do crescimento anormal das células. Estas lesões tem formato de pequenas verrugas, que são popularmente conhecidas como: crista de galo, figueira, cavalo de crista, condiloma acuminado, ou verrugas genitais.
# Transmissão
A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contagio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Para ocorrer o contagio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O vírus também pode ser transmitido da mãe para o feto na hora do parto ou através de objetos contaminados pelo HPV (como roupas intimas, toalhas etc.).O tempo de incubação do vírus varia de 1 mês a 2 anos e durante este período apesar de não haver sintomas, o individuo já pode contaminar outros.
#Diagnostico
O diagnostico do HPV pode ser feito pelo exame clinico-visual e confirmado pelo exame preventivo, chamado Papanicolau, que pode identificar a presença das verrugas ou de áreas irregulares no colo do útero e levar ao diagnostico do HPV. A colposcopia, exame feito nos órgãos sexuais com o auxilio de um aparelho, permitindo visualização de lesões mínimas, também capazes de detectar o HPV.
# Sintomas
A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (Glande) e na região do anus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do anus e colo do útero. As lesões do HPV também podem