bioestatistica
1. Defina estatística e dê dois exemplos em que a estatística é útil.
R: É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisão.
Ex:- Pouco depois de encerrada a votação num dia de eleições, a televisão anuncia que determinado candidato é provável vencedor. E a previsão é feita após a contagem de apenas 2% dos votos - O meteorologista informa que a possibilidade de chover hoje é de 30% - O IBGE informa que o PIB do Brasil cresceu 3% em 2011.
1. Em que duas grandes áreas a ciência Estatística pode ser dividida? Descreva sucintamente do que trata cada uma destas áreas.
R: Estatística descritiva: corresponde aos procedimentos relacionados com a coleta, elaboração, tabulação, análise, interpretação e apresentação dos dados. Isto é, inclui as técnicas que dizem respeito á síntese e a descrição dos dados numéricos. O objetivo da estatística descritiva é tornar as coisas mais fáceis de entender.
Estatística indutiva ou inferencial: é aquela responsável pelas etapas finais do processo estatístico: a análise e a tomada de decisões.
2. Enumere e comente as fases do Método Estatístico.
R: Num estudo estatístico, normalmente, segue-se um conjunto de passos que designamos por fases do método estatístico:
- Definição do problema;
- Planificação do processo de resolução;
- Recolha de dados;
- Organização de dados;
- Apresentação de dados;
- Análise e interpretação de dados.
Definição do problema
A primeira fase consiste na definição e formulação correcta do problema a ser estudado.
O investigador deve ainda analisar outros estudos feitos sobre o mesmo tema.
A 1ª fase pode responder à definição de um problema ou, simplesmente, dar resposta a um interesse dos alunos. Nalguns casos estão envolvidas variáveis qualitativas e noutros casos variáveis quantitativas.
Algumas sugestões de temas a tratar:
- variação de