biodiversidade na amazônia
A biodiversidade pode ser definida como “a variedade e a variabilidade existentes entre organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais eles ocorrem. Pesquisadores de diversas Instituições de acadêmicas de vários países e representantes de Indústrias farmacêuticas e de biotecnologia e utilização sustentável significativo.
Estima-se que no Brasil tenha 2.000.000 de espécies distintas, distribuídas em vários ecossistemas. Por esse motivo, a questão do acesso e da proteção á biodiversidade deve ser tratado com mais atenção e cautela pelas autoridades brasileiras. O Brasil é considerado como o país detentor de megadiversidade.
O Brasil é o país diversidade quando se fala de genética vegetal do mundo, com cerca de 55.000 espécies catalogadas de uma total estimada entre 350.000 e 550.000 espécies. Esses vegetais são uma importante fonte de substâncias biologicamente ativas, na qual podem constituir-se uma atividade farmacológica.
A utilização dessas plantas para curar os males, é tradicionalmente conhecida e utilizada há centenas de anos pela humanidade. A Amazônia em si só e um local onde pode se encontrar muitas plantas para esses fins medicinais. O que falta para o Brasil e um incentivo para o desenvolvimento dos fármacos, e um investimento do governo em nossos cientistas para um crescimento da nossa ciência biológica
Vendo a floresta das alturas a presença da mata é bem visível, a extensa área verde, na mata fechada, parece não ter fim. O que observamos nesta grande área são as copas das árvores, que de tão juntas nos permitem ter essa visão e é por causa delas que há a dificuldade da entrada dos raios solares. De baixo presenciamos uma variedade de plantas e árvores que são diferentes em espécie e em tamanho. Árvores que chegam a mais de 40 metros de altura e sustentam cipós, raízes de outras plantas, folhas, ramos, plantas apoiadas em outras e isto não impede a passagem livre dos nutrientes.
Como o solo não recebe muita luz solar, o