biodinâmica
Deborah Beniacar Castro Herminio
Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica
Na Agricultura Biodinâmica, devemos favorecer a realização de “organismos agrícolas” individualizados inseridos em seu ambiente terrestre e cósmico, garantindo saúde, equilíbrio e longevidade para a terra, a agricultura e o Homem. Dentro destes objetivos, as seguintes práticas devem ser consideradas:
Criação e/ou manutenção de um circuito fechado de substâncias e forças entre o solo, a vegetação e os animais.
Criação animal dentro da qual os animais podem viver e evoluir conforme a sua natureza.
Aplicação dos Preparados Chifre-esterco (500) e Chifre-sílica (501), sobre toda a superfície acessível do “organismo agrícola”. Introdução dos seis preparados 502 ao 507 em pilha de composto ou biofertilizante.
Dar especial atenção a todas as interações e aos ritmos da natureza e cosmo.
Renunciar a toda produtividade desproporcionada que romperia com o equilíbrio do organismo agrícola e que seria nocivo à saúde e à diversidade deste.
Favorecer ao máximo a biodiversidade vegetal assim como a animal. Formar um solo vivo pela atenção conduzida ao húmus, e por um trabalho do solo adaptado.
É importante ressaltar que se a Agricultura Biodinâmica desabrochar em uma nova compreensão das relações entre a Terra e Cosmo, esta se apoiará sobre boas práticas agrícolas.
Isto diz respeito particularmente à:
Uma boa gestão da matéria orgânica.
Um trabalho do solo no bom momento com materiais adaptados.
Longas rotações com emprego de sementes adaptadas.
Uma gestão correta dos adubos verdes.
Na Agricultura Biodinâmica como, aliás, em muitas outras atividades, o elemento central é o homem, que é responsável pelo “organismo agrícola”.
É a essência de seu olhar, sua faculdade de perceber situações, sua capacidade de fazer um julgamento e agir, que resultam no sucesso de uma propriedade e na sua durabilidade.