Agricultura Biodinâmica
Criado em 1924 por Rudolf Steiner, criador da Antroposofia a agricultura biodinâmica, leva em conta o lado espiritual e o respeito pelo meio ambiente. Busca assegurar a fertilidade dos solos e a produção agrícola considerando o campo de cultivo como um ser vivo que tem uma relação com o cosmos e tem especial cuidado da influencia que têm os astros sobre os ciclos de plantio e colheita para conseguir uma produção melhor. pode ser também considerada um tipo de agricultura ecológica, porém são utilizadas mais matéria-prima de origem animal que os outros tipos de Agricultura Ecológica.
Tem o objetivo de desenvolver um modelo em que o homem não se imponha sobre a natureza, mas que participa junto com a natureza para cuidar da terra, mantendo seu estado vital e sua fertilidade utilizando métodos naturais. Na agricultura biodinâmica levam-se em consideração as fases da lua, a rotação de cultivos e algumas práticas vistas como “esotéricas” por certos especialistas. Entre as estratégias para cuidar do campo de cultivo podem ser mencionadas o uso de adubos como fertilizante, as rotações de cultivo programadas, controle de pragas com compostos naturais a base de plantas e minerais, a prática de apicultura, o acompanhamento dos ciclos da lua e o uso de oito soluções homeopáticas cuja elaboração seria um pouco estranha para um agricultor tradicional. A agricultura biodinâmica incorpora as práticas da agricultura orgânica e, além disso, considera a “força vital” da fazenda.
Os interesses por este tipo de agricultura aumentaram entre os agricultores depois que alguns camponeses perceberam que o uso de fertilizantes químicos deteriorava as condições da fazenda, reduzindo a qualidade e a saúde dos cultivos com o passar do tempo.