Biodigestor
A importância de atender cada vez mais pessoas com necessidade de energia de boa qualidade vem apresentando alguns obstáculos aos quais se relacionam principalmente o fator ambiental e a disponibilidade de energia. O constante desenvolvimento na tecnologia mundial reflete diretamente nos processos agroindustriais, forçando um aumento da produção para o próprio desenvolvimento social, acarretando um considerável aumento na produção de resíduos orgânicos cuja maioria das vezes tem seu descarte feito de maneira incorreta, não sendo aproveitado da maneira mais adequada. O acúmulo destes resíduos gradativamente trará a poluição do solo onde se encontram, incluindo também recursos hídricos e até mesmo a atmosfera. (NOGUEIRA, 2004)
Há também a temática do recurso cada vez mais desenfreado ao consumo de energias não renováveis e as repercussões em que esses atos se traduzem, não só em termos ambientais, mas também na poluição por eles causada, como também as previsões de escassez daqueles recursos num futuro não muito distante. (FERRAZ & MARRIEL, 1980)
A preservação ambiental é uma grande preocupação mundial e principalmente dos centros de pesquisa que estudam tecnologias adequadas para reverter à tendência à degradação, a fim de assegurar a não ocorrência de prejuízos irreparáveis e garantir uma satisfatória melhoria na qualidade de vida das gerações atuais e futuras. (MAGALHÃES et al, 2004)
Os biodigestores apresentam uma tecnologia limpa, trazendo benefícios em forma de biogás e fertilizantes.
No setor agrícola tais esforços no sentido da promoção dos recursos naturais também são envidados, sobretudo em torno do impacto ambiental relacionado com as explorações agrícolas, principalmente com o subsetor pecuário, onde as emissões de efluentes orgânicos constituem um dos maiores causadores de problemas ambientais destacando-se a eutrofização. (PETRACCO, 1995)
Três quartos da superfície terrestre estão cobertos por água. Apesar deste enorme volume,