biodigestor
BIODIGESTORES. Teresina, PI, Brasil, 3 de Dezembro de 2014
Resumo
Biodigestor atualmente é uma alternativa para minimizar os impactos negativos causados pela atividade de suinocultura. Através da sua implantação, os dejetos produzidos em cada propriedade ganham um destino adequado com efetivos retornos aos proprietários. Assim sendo, ocorre melhora na qualidade de vida dos produtores rurais e também da população em geral que depende do meio ambiente para sobreviver. O processo de biodigestão anaeróbica ajuda o meio ambiente na destruição de organismos patogênicos e parasitas. Dessa forma o tratamento dos dejetos por meio da biodigestão possui grandes vantagens, pois, auxilia na transformação de gases prejudiciais em fonte de energia.
Palavras-chave: Biodigestor anaeróbico, biogás, biofertilizantes
1. Introdução
Biodegradável é todo o material que pode se decompor em componentes mais simples por meio de uma ação biológica natural. O desenvolvimento de produtos e processos que sejam biodegradáveis depois de descartados são importantes para determinar a conveniência da biodegradabilidade. O ritmo da decomposição depende de vários fatores, como a umidade, o oxigênio, a temperatura, a quantidade de micro-organismos e a presença de agentes inibidores e de nutrientes.
Um biodigestor é uma câmara hermeticamente fechada onde matéria orgânica diluída em água sofre um processo de fermentação anaeróbia, o que resulta na produção de um efluente líquido de grande poder fertilizador e gás metano ou biogás (EMBRAPA, 2004).
Este artigo tem por objetivo demonstrar o que é um biodigestor e sua importância para um mundo mais sustentável.
2. Metodologia
Tomando-se como ponto de partida as características peculiares deste estudo – Os Biodigestores Anaeróbicos – tendo como primícias a sua capacidade de armazenagem e produção de biogás.
Quanto à utilização dos resultados, a pesquisa será aplicada, partindo de