Descartes
Filósofo, cientista e matemático francês, ele é considerado o fundador da filosofia moderna. René Descartes nasceu em La Haye.
Quando jovem frequentou uma escola jesuíta de bom nível e, em 1616, formou-se em Direito pela Universidade de Poitiers, embora nunca tenha exercido a profissão.
Apesar de sua educação ter sido boa, ele se convencera de que não havia conhecimento confiável em nenhum lugar e em qualquer área.
Por isso, resolveu sair da França e viajar pela Europa. Entre 1616 e 1628. Serviu por algum tempo em três exércitos diferentes: da Holanda, Bavária e Hungria. Durante esse período, formulou o que considerava ser um método geral para encontra a verdade.
Entre 1630 e 1634, Descartes aplicou seu método no estudo das ciências.
Estudou anatomia, fisiologia, fez dissecações e também se dedicou à ótica, meteorologia, matemática, além de outras áreas da ciência.
Sua principal obra é:
DISCURSO DO MÉTODO DE DIRIGIR DEVIDAMENTE A RAZAO E ENCONTRAR A VERDADE NAS CIÊNCIAS (1637) , mais conhecido apenas como DISCURSO DO MÉTODO.
Na obra, ele apresenta a premissa de seu método de raciocínio “Penso, logo existo”, base de toda a sua filosofia e do futuro racionalismo científico.
Descartes expõe as quatro regras para se chegar ao conhecimento:
* Nada é verdadeiro até ser reconhecido como tal;
* Os problemas precisam ser analisados e resolvidos sistematicamente;
* As considerações devem partir do mais simples para o mais complexo;
* O processo deve ser revisto do começo ao fim, para que nada importante seja omitido.
Escreveu ainda:
* MEDITAÇÕES DA FILOSOFIA PRIMEIRA (1641)
* PRINCIPIOS DA FILOSOFIA (1644).
Em 1649, Descartes aceitou uma irrecusável proposta financeira da Rainha Cristina, da Suécia, para ser seu preceptor. Descartes gostava de dormir e acordar tarde. Mas a rainha queria suas aulas por volta das cinco da manhã. Acredita-se que o ar frio da madrugada sueca tenha causado a morte de René Descartes por pneumonia em