Biodigestor
CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: ECOLOGIA GERAL
DOSCENTE:JESUS DELGADO
DISCENTES:ADAILSON DALTRO, ROBERLEI
USO DE DEJETOS NA PRODUÇÃO DE ENERGIA (BIODIGESTOR)
INTRODUÇÃO:
Um dos problemas que mais aflingem os criadores de animais, é o que fazer com os dejetos, os quais causam odores desagradáveis e promovem a produção do gás metano, sendo este um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa. Em decorrência desses fatos as leis ambientais estão se tornando cada vez mais rígidas com o intuito de preservar o Meio Ambiente, principalmente a qualidade dos rios que cortam as cidades, os riachos e os lençóis subterrâneos.
Uma das alternativas para minimizar essa problemática é o uso do biodigestor, o qual transforma os dejetos dos animais em duas grandes ferramentas de desenvolvimento humano: energia (biogás) e adubo (biofertilizante). Além de ser capaz de solucionar um outro problema que é a falta de acesso de comunidades rurais a rede de energia elétrica, que os deixam a margem das tecnologias atuais,dificultando assim a sua permanência no campo.
O objetivo deste trabalho é mostrar que é possível tratar os dejetos das criações comerciais com o uso do “biodigestor”, tendo como resultado principal a produção de energia mais barata reduzindo os impactos ambientais.
O QUE É UM BIODIGESTOR ?
É uma câmara fechada onde é colocado o material orgânico para decomposição. Pode ser um tanque revestido e coberto por uma manta impermeável de PVC, o qual com excessão dos tubos de entrada e saída, é totalmente vedado, criando um ambiente anaeróbio.O processo de biodigestão anaeróbica, depende da ação de bactérias, ocorrendo em três fases: hidrolise ou redução do tamanho das moléculas;produção de ácidos orgânicos e a produção de metano.Sendo o metano o principal componente do biogás o qual não tem cheiro, cor ou sabor,mas os outros gases presentes confere-lhe ligeiro odor de ovo