BIodigestor
PROPRIEDADE RURAL
Hérika Fernanda E. Gonçalves – Graduando 1º período de Gestão Ambiental
Rubiléia Dos Santos Lima - Graduando 1º período de Gestão Ambiental
Valéria Adalina B. Weiss - Graduando 1º período de Gestão Ambiental
Vanessa Da Silva Menezes - Graduando 1º período de Gestão Ambiental
Resumo
Os biodigestores permitem que o dejeto seja tratado e transformado em biogás, utilizado para produção de energia, e biofertilizante, usados nas lavouras.
Adicionalmente, a captura do gás metano gera créditos de carbono, com valor de mercado entre os países mais poluidores do planeta, que precisam adquiri-los para compensar a “sujeira” que produzem. Entretanto, a maior parte das pesquisas realizadas com biodigestores é voltada para criação de aves e suínos, com isso, justifica-se o desenvolvimento deste artigo a fim de dimensionar um sistema biodigestor usando dejetos.
Esta pesquisa se apresenta no formato de pesquisa qualitativa se caracteriza como fonte direta de dados no ambiente natural, constituindo-se o pesquisador no instrumento principal; é uma pesquisa descritiva, em que os investigadores, interessando-se mais pelo processo do que pelos resultados, examinam os dados de maneira indutiva e privilegiam o significado.
Alem da economia existem outras vantagens ligadas ao desenvolvimento da tecnologia, como o envio de dejetos de animais para o biodigestor evita que eles sejam jogados no meio ambiente sem tratamento, contaminando nascentes e lençóis freáticos os principais beneficiários do equipamento é o agricultor pelo aproveitamento dos dejetos para a produção do biogás e o biofertilizante e o meio ambiente em geral.
Palavras chave: Produção. Criação. Pesquisa.
2
1. INTRODUÇÃO
A pesquisa sobre fontes alternativas de energias tem se intensificado em todo planeta, a busca constante de alternativas para diminuir a poluição ambiental utilizando-se de fontes poluidoras