Biodiesel e Alcool
1. O biodiesel é um combustível produzido a partir de óleos vegetais através de um processo químico denominado de transesterificação. É, deste modo, adequado à maioria dos modernos motores Diesel.
O uso do biodiesel tem um extenso rol de vantagens, nomeadamente ecológicas, técnicas, de segurança e, obviamente, económicas.
No que diz respeito ao ambiente, o uso de biodiesel diminui a emissão de dióxido e monóxido de carbono. É, também, um importante meio de combate ao efeito de estufa, uma vez que ao dióxido de carbono emitido no seu uso corresponde a captura desse mesmo gás durante o cultivo das plantas a partir das quais se produz biodiesel.
Talvez uma das mais notáveis vantagens ecológicas seja a ausência de emissão de compostos sulfurosos para a atmosfera. Neste aspecto, é reduzida a, literalmente, zero toda a contribuição para a ocorrência de chuvas ácidas.
As vantagens económicas são múltiplas, começando pelo preço competitivo e pela elevada performance e rendimento alcançados através do uso deste combustível.
http://ecoforum.forumeiros.com/t5-biodisel-resumo
O etanol também chamado álcool etílico e, na linguagem popular, simplesmente álcool, é uma substância obtida da fermentação de açúcares, encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de perfumaria. No Brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Etanol
Conteudo
2. Biodiesel refere-se ao combustível formado por ésteres de ácidos graxos, ésteres alquila (metila, etila ou propila) de ácidos carboxílicos de cadeia longa. É um combustível renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de lipídios, óleos