tecnico quimico
Feita a partir de vegetais ou gorduras animais, a glicerina pura é um emoliente natural que tem um efeito refrescante na pele. A glicerina é o termo usado comercialmente, porém, seu nome é Glicerol ou propano 1,2,3- triol, que pertence à função álcool. O seu nome tem origem da palavra grega glykos, que significa doce.
A glicerina pode ser dissolvida em água ou álcool, porém, nunca em óleo. Ela é considerada um bom solvente. O produto também é considerado higroscópico, já que consegue absorver água do ar.
No ano de 1779, Scheele descobriu a glicerina, que obteve através da hidrólise do azeite. A substância está espalhada na natureza sob forma de ésteres dos ácidos gordos, denominados glicerídeos, que fazem parte das gorduras e dos óleos gordos.
A glicerina é oriunda da saponificação das gorduras, ou seja, da fabricação de sabões, estearina e ácido oleico. Na forma sintética, pode-se obter através do processo denominado como cracking do petróleo.
Ela serve como matéria prima para a produção de inúmeros produtos, inclusive está presente em dinamites. No nosso dia-a-dia nos deparamos com diversas aplicações da glicerina, como é caso das impressões, em frutas em conserva, em lubrificantes de modo geral, em pomadas, sabonetes, entre outros.
Os sabonetes de glicerina costumam ser muito benéficos à pele, por serem bastante hidratantes. Por ter elevado teor de glicerina pode gerar um efeito terapêutico em feridas e também outras doenças da pele, podendo contribuir muito para o tratamento da psoríase.
Pessoas com peles sensíveis recomenda-se usar sabonetes a base de