Biodiesel por pirólise
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS
CURSO DE QUÍMICA BACHAREL
Projeto de Pesquisa
PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL COM GORDURA DE ESGOTO DOMÉSTICO PELOS PROCESSOS DE TRANSESTERIFICAÇÃO E PIRÓLISE TÉRMICA.
Disciplina: Pesquisa em Química II
Professora: MSc. Clóvia Marozzin Mistura
Acadêmica: Maiara Zanette Genari
Passo Fundo, setembro de 2012.
Maiara Zanette Genari
PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL COM GORDURA DE ESGOTO DOMÉSTICO PELOS PROCESSOS DE TRANSESTERIFICAÇÃO E PIRÓLISE TÉRMICA.
Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Química Bacharel do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (ICEG) da Universidade de Passo Fundo, como requisito parcial para aprovação nas Disciplinas de Pesquisa em Química I e II sob a coordenação e orientação da Professora. MSc. Clóvia Marozzin Mistura.
Passo Fundo 2012
RESUMO
A escassez do petróleo e a poluição gerada pelo seu uso são umas das grandes desvantagens do óleo diesel, o que vem estimulando a busca por fontes energéticas alternativas. Visando minimizar a poluição ambiental provinda não só do próprio combustível, mas também dos resíduos gerados na fritura caseira e seguindo a Resolução no6/2009 que estabelece que desde janeiro de 2010 todo o óleo diesel comercializado contenha biodiesel, a presente pesquisa traz uma alternativa para a resolução destes problemas.
O biodiesel é um combustível alternativo ao óleo diesel que é produzido pela reação química entre um óleo vegetal ou gordura animal com um álcool (MENESES, 2011). Dentre os diversos modos para que o óleo residual descartado em esgoto doméstico se torne compatível com os motores a diesel, tanto a transesterificação ácida ou básica, quanto à pirólise térmica, apresentam-se como possíveis alternativas para esta obtenção.
O objetivo principal deste projeto e comparar os 3 tipos de processos para obtenção de biocombustíveis de forma viável.
Palavras-chave: biodiesel, pirólise, transesterificação,