Maarcela

1147 palavras 5 páginas
ESCOLA DJALMA PESSOA

LABORATÓRIO DE FÍSICA
Professora: Renata Gomes

RELATÓRIO DO EXPERIMENTO 1 - EMPUXO

ALUNOS: Maicon Nascimento Marcela Bispo Rebeca Moreno Roberta Cézar Sayonara Mota

TURMA: 2º M MARÇO - 2013
Salvador - Bahia

1. APRESENTAÇÃO:

Em pesquisa o nosso grupo relata de forma clara e objetiva a relação do empuxo da água e do álcool sobre um determinado objeto, de que forma ambos reagira a ele e não levando em conta a matéria prima que o objeto de estudo é feito, existindo muitas vezes densidades diferentes.

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Denomina-se empuxo a força vertical, dirigida para cima, que qualquer líquido exerce sobre um corpo nele mergulhado.

O empuxo foi descoberto por Arquimedes (287 a.C.-212 a.C. aproximadamente). Diz à história que ele foi convidado pelo rei da sua cidade para resolver um problema: descobrir se a coroa que fora enviada para ser confeccionada por um ourives era de ouro maciço ou se tratava de uma mistura de outro metal. Arquimedes, em banho de imersão, descobriu a solução e, verificando que se tratava de um princípio geral, enunciou o seguinte princípio que leva o seu nome:

Princípio de Arquimedes: Todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado.

O empuxo é a existência da ação de várias forças sobre um corpo mergulhado em um determinado líquido. Cada força tem um módulo diferente, e a resultante delas não é nula. A resultante de todas essas forças está dirigida para cima e é exatamente esta resultante que representa a ação do empuxo sobre o corpo.
Para se calcular a intensidade da ação do empuxo existe uma pequena relação entre o empuxo e a densidade do líquido no qual o corpo está emerso. Veja:
E= md .g (I) md = µ. Vd (II)
Onde md é a massa do líquido deslocado, Vd é o volume do líquido deslocado e corresponde ao volume da parte do corpo que está mergulhada, e µ (letra grega “mi”) é a

Relacionados