David ricardo teorias
Uma de suas obras que é a mais conhecida e famosa chama-se On The Principles of Political Economy and Taxation, publicada pela primeira vez em 1817, mas a obra definitiva só se concretizou em 1823, e tinha como problemática central para se discutido a questão da distribuição do produto total da terra entre as três classes. Sua obra foi uma das mais lidas sobre economia, junto às obras de outros autores importantes para o desenvolvimento do estudo de economia, como Adam Smith, Marx e Keynes.
David Ricardo viveu em uma época em que ocorreram muitas mudanças, na Inglaterra houve o processo da Primeira Revolução Industrial, além do cercamento dos campos, estes fatos geraram um enorme processo de mudanças de vida na sociedade inglesa. O primeiro fato mudou a forma de se produzir, transformando os artesãos em proletariados e neste momento os meios de produção pertenciam a poucos. O segundo fato foi quando os camponeses foram expulsos de suas terras pela aristocracia. Desta maneira muitas pessoas foram para a cidade em busca de trabalho, porém as condições as quais eram submetidas eram as piores possíveis, jornadas de trabalho longas, moravam em locais com péssimas condições sanitárias e até mesmo estruturais, não tinham se quer nenhum direito trabalhista e o que ganhavam nas indústrias mal dava para sobreviverem. Devido a isto muitas revoltas foram feitas por parte dos trabalhadores ingleses. Estes acontecimentos fizeram David Ricardo debater a respeito da miséria e o aumento da mortalidade entre a classe dos trabalhadores.
Neste período ocorreu a Revolução Francesa, que tinha como lema da revolução a bandeira de “Igualdade, Liberdade e Fraternidade”, e devido as ocasiões que ocorreram durante sua vida, fez com que David