Teoria de david ricardo
UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE – UNINCOR
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Acadêmico (a)
TEORIA SOCIAL: David Ricardo
TRÊS CORAÇÕES – MG
2012
DAVID RICARDO
Nasceu em 18 de abril de 1772, em Londres e faleceu em 11 de setembro de 1823. David era o terceiro filho de um judeu holandês que fez fortuna na bolsa de valores, trabalhou com o pai desde os 14 anos, demonstrando grande aptidão para o comércio. Aos 21 anos rompeu religiosamente com a família, convertendo-se ao cristianismo, mais precisamente ao protestantismo unitarista, e casando-se com uma quacre. Prosseguiu suas atividades passando então, a se dedicar à literatura e à ciência, especialmente matemática, química e geologia e, sob a influência da leitura casual das obras do compatriota Adam Smith, passou a estudar detalhadamente as questões monetárias.
David foi considerado um dos principais economistas do mundo ainda em vida era o legítimo sucessor de Adam Smith no papel de difusor da jovem ciência conhecida como Economia Política. Sua obra abrange uma vasta amplitude de temas como, dentre outros, política monetária, teoria dos lucros, da renda fundiária e da distribuição, teoria do valor e do comércio internacional, tendo muitas de suas contribuições estabelecidas às bases de um debate que se prolonga até os dias atuais.
POLÍTICA MONETÁRIA
É o controle que o governo tem sobre a quantidade de moeda que circula em seu país, os níveis de créditos, as taxas de juros e a liquidez da economia. Na prática a política monetária atua e controla o gasto da economia nacional, principalmente na renda familiar e nos empreendimentos. Ela sempre avalia as variáveis da economia. A política monetária tem como objetivo defender o poder de compra de uma moeda sendo ela expansionista ou restritiva.
Política expansionista
Na política monetária expansionista, as medidas a serem tomadas tendem a acelerar a quantidade de