Energia da Biomassa
Conservação da Natureza
Módulo 8
Energia da Biomassa – Recursos Energéticos
Índice
Índice
Introdução – Página 2
Energia da Biomassa – Página 3
Transformar Biomassa em Energia – Página 4
Pirólise – Página 5
Pirólise e Gasificação – Página 6
Combustão e Tipos de Combustão – Página 8
Vantagens e Desvantagens da Transformação de Biomassa em Energia – Página 10
Utilização e Fontes de Biomassa – Página 12
Noções (BioGás, Biodiesel e Bioálcool) – Página 13
Conclusão – Página 15
Bibliografia – Página 16
Introdução
A energia da Biomassa é gerada por meio da decomposição de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas que produzem o gás metano, é utilizado para a geração de energia). Para fazê-la são utilizados materiais como biomassa arborícola, sobra de serragem, vegetais e frutas, bagaço de cana e alguns tipos de esgotos. Ela é transformada em energia por meio dos processos de combustão, gaseificação, fermentação ou na produção de substâncias líquidas.
A energia de biomassa é renovável, e garante o fornecimento de energia e também auxilia na diminuição do CO2 na atmosfera. Além disso, há uma utilização do lixo na produção, diminuindo a quantidade de dejetos nos aterros. A bioenergia pode ser convertida em três produtos: eletricidade, calor e combustíveis.
Este trabalho foi feito no âmbito da disciplina de Conservação da Natureza para avaliar o módulo 8 da disciplina e assimilar o conteúdo do mesmo.
No decorrer do trabalho irei explicar os diferentes processos de transformação da biomassa, e tentar transmitir a importância que a Energia da Biomassa tem.
A Energia da Biomassa
Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás