Biocel
A Ecologia corresponde a um campo interdisciplinar que estuda as interações entre os seres vivos e o meio ambiente e as condições necessárias para a reprodução das diferentes formas de vida.
Os ecossistemas são sistemas dinâmicos formados por relações de interdependência entre os fatores físicos que compõem o ambiente – a atmosfera, o solo e a água – e a flora, a fauna e os microrganismos que o habitam. Esses elementos estão articulados em um ciclo vital, a chamada cadeia alimentar, responsável pelo equilíbrio e reprodução do sistema.
As dimensões de um ecossistema são definidas de acordo com o objetivo do pesquisador: Pode ser uma grande área, relativamente, homogênea, como a floresta
Amazônica, ou uma pequena bromélia, planta que armazena em suas folhas e flores água carregada de sais e compostos orgânicos, além de inúmeros microrganismos, algas e insetos.
A palavra ecologia também é usada no sentido de equilíbrio ambiental e a expressão movimento ecológico refere-se à atividade política em defesa do equilíbrio ambiental.
Conceito de Ecologia
Ecologia: Palavra de origem grega “oikos”, que significa casa e “logos” que significa estudo, ou seja: Ecologia é o estudo da casa, do ambiente. Aqui a significado da palavra casa seria - o local onde os seres vivem.
A palavra Ecologia foi originalmente empregado em 1866, pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel (1834-1919). No final do século XIX e início do século
XX foram publicados diversos trabalhos tratando das relações entre seres vivos e o ambiente. Apenas a partir de 1930, porém, o estudo da Ecologia ganhou um espaço independente dentro da Biologia. Hoje, os danos ambientais causados pelo aumento da população humana, pela escassez de recursos naturais e pela poluição ambiental fazem com que a Ecologia seja um dos mais importantes ramos da ciência atual.
A definição mais aceita para Ecologia é: Estudo das condições de existência dos seres vivos e as interações, de