BIO Ácidos
A bioquímica preocupa-se em estudar as reações químicas que ocorrem no organismo humano.
Na natureza são encontrados vários elementos químicos que também existem no organismo dos seres vivos. Sendo assim, a matéria viva nada mais é do que um arranjo especial da própria matéria.
Dos elementos químicos, quatro deles constituem cerca de 98 % das substâncias que são encontradas nos seres vivos: o carbono (C) o hidrogênio (H), o oxigênio (O) e o nitrogênio (N). A esses elementos associam-se uma série de outros como: Ca, P, Fe, Na, K, Q, Mg, que combinados entre si ou isolados sob a forma iônica entram na constituição química de todos os seres vivos, desde os mais simples até os mais complexos.
As substâncias existentes nos seres vivos podem ser classificadas em dois grupos: substâncias inorgânicas (água e sais minerais) e substâncias orgânicas (ácidos nucléicos, proteínas, glicídios, lipídios e vitaminas).
Aminoácidos
Aminoácidos essenciais: não são sintetizados pelo organismo, devem ser fornecidos pela dieta, são 8 totais.
Aminoácidos não essenciais: são os que são sintetizados pelo organismo a partir de outros alfa-aminoácidos, são 13 no total.
OS 21 AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS E NATURAIS
Alanina: componente principal do tecido de conexão, elemento intermediário do ciclo glucose-alanina, que permite que os músculos e outros tecidos tirem energia dos aas e obtenham sistema de imunização, ajuda a melhorar o sistema imunológico.
Cistina: contribui para fortalecer o tecido de conexão e ações antioxidantes no tecido, ajuda na recuperação, estimula atividade das células brancas no sangue e ajuda a diminuir a dor de inflamação, essencial para a formação de pele e cabelo.
Ácido glutâmico: percussor da glutamina, prolina, ornitina, arginina, glutathon e gaba, fonte potencial de energia, importante no metabolismo do cérebro e metabolismo de outros alfa-aminoácidos.
Glutamina: alfa-aminoácido mais abundante, importante nas funções do sistema