Bio lei ma
ESTUDANTE: ______________________________________________________________________ ANO: 3º TURMA: TURNO: __________ DATA: _____/_____/ 2012 TRIMESTRE: PRIMEIRO COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA EDUCADOR(A): GILMARA IZABEL .
QUESTÃO 1 Na genética, uma expressão bastante conhecida diz que fenótipo é o genótipo mais o ambiente. Essa expressão significa que: a)o ambiente altera o genótipo do indivíduo, visando à sua adaptação. b) o genótipo do indivíduo é o resultado da ação do ambiente sobre seu fenótipo. c) o fenótipo do indivíduo é o resultado da expressão de seu genótipo em um dado ambiente. d) o genótipo do indivíduo pode variar como resultado da expressão de seu fenótipo em diferentes ambientes. e) o fenótipo do indivíduo é invariável e resulta da expressão de seu genótipo, em qualquer que seja o ambiente.
QUESTÃO 2 Maria possui a anomalia genética autossômica recessiva chamada galactosemia. Indivíduos galactosêmicos apresentam, entre outras manifestações, a incapacidade de degradar a lactose existente no leite. Maria casou-se com João, homem normal, cujo pai era galactosêmico. Este casal teve dois filhos do sexo masculino e normais. Maria está grávida da terceira criança e quer saber qual a probabilidade desta criança ser do sexo feminino e ter a galactosemia. QUESTÃO 3 (UNEMAT) O heredograma a seguir mostra a incidência de polidactilia (presença de dedos extras nas mãos ou nos pés) em um grupo familiar. Considere que a característica está sendo condicionada por um par de genes.
Sabendo-se que os indivíduos marcados em negrito apresentam polidactilia, assinale a alternativa incorreta. a) Trata-se de uma característica genética dominante. b) A probabilidade do casal 6 x 7 ter um filho normal é de 25%. c) Os indivíduos 1, 2, 4, 6, 7 e 19 são polidáctilos com genótipo heterozigoto. d) O casal 10 x 11 tem 25% de probabilidade de gerar um filho com polidactilia. e) Se o indivíduo 9 casar-se com uma mulher com genótipo igual ao de sua