Processo gerencial
O enfermeiro do PSF tem como funções: as atividades de supervisão, treinamento, controle da equipe e atividades consideradas de caráter gerencial. Como gerente da assistência de enfermagem no PSF, o enfermeiro deve ser o responsável por gerar conhecimento, através do desenvolvimento de competências que possam estar introduzindo inovações à equipe e definindo responsabilidades para cada membro da equipe. Enfim gerência de enfermagem está ligada à organização dos serviços, na perspectiva de garantir um atendimento eficaz na unidade de saúde.
Os instrumentos gerenciais utilizados no PSF são: a comunicação, o gerenciamento do trabalho em equipe, a liderança, a motivação da equipe, a administração do tempo através de escalas de afazeres distribuídos entre os membros da equipe, o controle dos materiais, equipamentos e instalações e os diferentes saberes administrativos colocados em prática pelo profissional enfermeiro durante o cotidiano de trabalho.
Manter um bom relacionamento entre a equipe e a organização do sistema garantindo um atendimento de qualidade, através da otimização dos serviços prestados.
Acolhimento
Educação de Saúde em Família (ESF) implica na responsabilidade por uma população e território adscritos; ESF exige uma boa relação de vínculo entre a população/ usuários e a equipe, o que envolve postura acolhedora e disponibilidade para responder as necessidades de saúde. O Acolhimento consiste em uma ação em que o trabalhador se responsabiliza pelo usuário enquanto este permanece no serviço.
Objetivo do Modelo de Saúde da Família
Segundo o Ministério da Saúde, no documento “Saúde da Família: uma estratégia para reorientação do modelo assistencial,” os objetivos da implantação do modelo de saúde da família são:
Prestar assistência integral continua com resolutividade e boa qualidade as necessidades de