Bio etica
Curso: Fármacia
Disciplina: Bioética e Saúde
QUESTÕES SOBRE O PENSAMENTO BIOÉTICO
Brasilia – Distrito Federal
Março/2013
1- Mais uma ocorrência coloca a ambulância do SAMU em movimento pelas ruas da cidade. Os socorristas, após alguns minutos, chegam ao local de um grave acidente de transito envolvendo dois automóveis. Logo as macas estão lotadas de feridos e os primeiros socorros prestados com eficiência, mas de relance um dos socorristas observa um rastro de pneus, o que sugere que um terceiro automóvel esteja envolvido no acidente. Olhando mais atentamente, pode se ver que o automóvel, descontrolado, desceu uma ribanceira e adentrou um rio de tamanho mediano. De imediato, o socorrista busca por mais pessoas feridas. Quando chega ao automóvel, percebe que há duas pessoas desacordadas dentro do automóvel, que a cada minuto afunda mais no rio. Ele quebra o vidro com cuidado e vê um senhor de uns 70 anos na direção do veiculo e no banco de trás um garoto de uns 8 anos, ainda preso ao cinto de segurança.
A quem o socorrista deve atender primeiro? Ele sabe, por sua larga experiência e conhecimento técnico-cientifico que muito provavelmente sua decisão levará ao salvamento de um deles, mas deixará outro por sua própria sorte.
A partir do modelo pragmático-utilitarista e do modelo personalista, descreva qual seria a atitude correta a ser tomada pelo socorrista e porque.
R: No modelo pragmático-utilitarista o critério fundamental é a utilidade que o individuo terá. A criança será mais útil na sociedade do que um senhor de 70 anos, que já viveu uma boa parte da vida. Então de acordo com o modelo pragmático-utilitarista o socorrista salvará a criança de 8 anos. Já no modelo personalista o socorrista também salvará a criança de 8 anos, tendo em vista que o modelo personalista prega que a vida é o mais importante, o individuo é uni