bio etica
A ética implica na opção individual, escolha ativa, requer adesão íntima da pessoa a valores, princípios e normas morais. O comportamento ético exige reflexão crítica diante dos dilemas, na qual devem ser considerados, entre outros, os sentimentos, a razão, os patrimônios genéticos, a educação e os valores morais. Sem a autonomia, a justiça e a tolerância para ouvir os pontos de vista dos outros e aceitar em mudar os próprios, não existe o comportamento ético.
Moral é um conjunto de princípios, valores e normas que regulam a conduta humana em suas relações sociais em determinado momento histórico. A moral é imposta, por exemplo, pelo Código Civil.
2. Bioética A determinação do nascimento da Bioética não é fácil, vários são os fatos e documentos que tiveram impacto na sua gênese e desenvolvimento. Dentre os documentos e acontecimentos relevantes, destacamos o Código de Nuremberg (1947) Este código foi descrito em virtude das atrocidades ocorridas durante a Segunda Guerra Mundial, nos campos de concentração nazistas, e relatadas no julgamento de Nüremberg (1946), conhecido como o marco inicial sobre a discussão da ética na pesquisa em seres humanos.
Potter, considerado por muitos como o pai da Bioética, definiu a Bioética como (“a ciência da sobrevivência humana”,) cujo objetivo era promover mudanças no meio ambiente onde se pudesse realizar uma adaptação humana ideal dentro de tal meio.
3. Fato histórico importante para a reflexão Bioética:
A bomba atômica no Japão, em 1945, e a Declaração de Genebra (1948), que representou uma atualização da ética hipocrática e a Declaração de Helsinque (1964).
Na última revisão da Declaração de Helsinque estabeleceram-se, também, as normas para a pesquisa médica sem fins terapêuticos.
4. Alguns fatos históricos importantes de deslizes éticos na pesquisa biomédica que influenciaram a gênese da Bioética:
• caso Tuskegee (Alabama) 1972, negou-se tratamento a