Bio Bio
Técnicas Usuais de laboratório, Técnica para detectar reações químicas.
Alunos: João Alberto Risden Júnior e Matheus Felipe Susin
Práticas de Química
Caxias do Sul, RS
2014
Introdução
Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na conversão entre dois tipos de isômeros.
Materiais utilizados
Pinça, cápsula de porcelana, bastão de vidro, tubo de ensaio, termômetro e copo de Becker.
Objetivos
Foram realizadas atividades práticas de reações químicas no qual utilizou alguns elementos como: enxofre, sódio, magnésio e cobre no laboratório de Práticas de Química, utilizando equipamentos e vidrarias adequadas para este tipo de análise. Os objetivos principais foram: verificar algumas reações de alta importância acadêmica podendo comprovar através de características fundamentais, como a alta reatividade do íon sódio ao ser colocado em meio aquoso, solidificação, precipitação e algumas reações de combustão e oxidação.
Procedimento Experimental:
1. Em um tubo de ensaio, colocou-se 10 gostas de vinagre e após adicionar 2 limalhas de magnésio, observou-se que houve liberação de gás oxigênio.
2. Em um tubo de ensaio colocou-se 20 gotas de uma solução de água de cal e após com auxílio de um canudinho assoprou-se dentro da solução. Foi observado que a solução ficou branca.
3. Queimou-se uma tira de magnésio com auxílio de uma pinça e foi recolhido o produto resultante em uma cápsula de porcelana. Adicionou-se 2 mL de água e agitou-se, com um bastão de vidro, para homogeneizar e após adicionou-se uma gota de fenolftaleína. Foi observado quem além de ficar com coloração rosa, o PH resultou em ácido.
4. Em um