BINGO DAS SILABAS
CLP é um equipamento utilizado para aperfeiçoar sistemas de automação residencial, predial ou industrial. Para isso faz uso de entradas, saídas e programação. As entradas são tudo que enviam sinais para o CLP, as saídas são componentes que são, geralmente, acionados. Há varias linguagens de programação, a utilizada nas praticas foi a Lader, a programação vai estabelecer as saídas que serão acionadas. Nos programas há uso de certos recursos como temporizadores, que causam um retardo no processo, os contadores, que realizam um tipo de contagem antes de comutarem os contatos, o set e reset que substituem o contato selo, e a função de memória, que guarda uma sequenciam de cotatos de entrada e também realiza proteção em alguns pontos do circuito.
Trabalha-se também com sensores como o indutivo que capta sinais apenas de matérias próximos que sejam de metal, capacitivo que captam qualquer tipo de material a certa distancia. A ponte h é usada quando precisa reverter a rotação do motor ligando cada uma das fases no comum do, Contatos de rele, o positivo na NA e o negativo na NF. E motores tanto bifásicos quanto trifásicos, usando a fases e os contator.
Pratica um
O circuito tem como objetivo monitorar o abastecimento de três tanques, para isso conta com o uso de seis sensores dois em cada tanque um para nível baixo e outro para nível alto, dois motores representando duas bombas e três lâmpadas, uma para cada tanque que devem ser acionadas quando este encher.
Para essa pratica, utiliza-se o GRAFCET em sequencia ligar. A dificuldade maior foi a falta de organização na montagem.
*Programa em anexo
Pratica dois
O objetivo é simular uma esteira que realiza um determinado processo de limpeza, a peça é coloca na esteira, que começa a rodar em um sentido até atingir um sensor capacitivo, então a esteira para e é ligado a eletroválvula (representada por uma lâmpada), depois de 10 segundos a esteira liga em sentido