Bike
A bicicleta surgiu em Paris, no ano de 1818. A primeira versão não possuía pedais e provocava muito cansaço em que andava com ela.
No ano de 1840, um tipo de pedal foi acrescentado pelo o ferreiro escocês chamado Kirkpatrick Macmillan que era colocado junto à roda traseira por meio de um manete. Este sistema era semelhante ao daqueles carrinhos de pedais usados por crianças. Este dispositivo deu a bicicleta mais rapidez e estabilidade.
Em 1855, um ferreiro francês especialista em carruagens, Pierre Michaux, inventou o pedal. Este foi instalado num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Chamado de velocípede, é considerado a primeira bicicleta moderna.
A primeira bicicleta a possuir um sistema com corrente ligada às rodas foi projetada por H.J.Lawson, no ano de 1874. Seu terceiro modelo, a “Bicyclette”, foi desenhado em 1879. Esta bicicleta já possuía maior estabilidade e segurança.
Na década de 1880, o inventor inglês John Kemp Starley projetou uma bicicleta semelhante as atuais. Possuía guidão, rodas de borracha, quadro, pedais e correntes.
No Brasil
Em 1898, as primeiras bicicletas chegaram ao Brasil vindas da Europa. Os primeiros relatos a respeito desse meio transporte em solo brasileiro são em Curitiba, Paraná, onde imigrantes alemães formaram um clube de ciclismo. Somente pessoas ricas tinham acesso a bicicletas, isso porque os custos de importação eram muito elevados. Além disso, inexistiam fabricantes em território brasileiro. Apenas a partir da década de 1950 empresas como Caloi, Monark e Irca, passam a produzir suas bicicletas totalmente no Brasil.
Referencias: http://www.escoladebicicleta.com.br/ http://www.suapesquisa.com/