Mountain bike
CAPÍTULO I – HISTÓRIA ---------------------------------------------------------------- 2
CAPÍTULO II – SURGIMENTO NO BRASIL -------------------------------------------2
CAPÍTULO III – EQUIPAMENTOS------------------------------------------------------3
CAPÍTULO IV – CAMPEONATOS------------------------------------------------------5
CAPÍTULO V – MOUNTAIN BIKE NO RIO DE JANEIRO--------------------------5
CAPÍTIULO VI – O PRODUTOR CULTURAL X MOUNTAIN BIKE----------------6
CAPÍTULO VII – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFCAS-----------------------------------7
CAPÍTULO I - HISTÓRIA
Mountain Bike é um esporte específico de montanha e trilhas, nos mais variados tipos de terrenos, subidas e descidas. Surgiu na década de 70, na Califórnia (Estados Unidos), a partir da atividade de um grupo de amigos: Joe Breese, Gary Fisher, Charlie Kelly, Eric Koshi e Charlie Cunninghan.
A diversão destes veteranos do ciclismo olímpico era subir o Monte Talmapais – em Marin Country, ao norte da Baía de San Francisco – , e despencar de lá em bicicletas que eles apelidavam de “Clunkers” ou “Transhmobiles” (tranqueira ou lixomóvel). Com o passar do tempo, eles notaram que estas bicicletas, que sofriam em suas mãos, precisavam de algumas mudanças e uma série de inovações técnicas. O objetivo era adequá-las às suas necessidades radicais. Em 1977, surgiram os quadros especialmente manufaturados, desenvolvidos por Breese.
Em 1980, Mark Sinyard fundou a Specialized e lançou o modelo Stumpjumper (pula toco), a primeira bicicleta Mountain Bike a ser produzida em série no mundo.
CAPÍTULO II – SURGIMENTO NO BRASIL
Em 1988 aconteceu o primeiro campeonato de Mountain Bike no Brasil. Foi o Iº Mountain Bike Cup Fazenda Hotel Jatahy, organizado por Marcos Ripper, em Paraíba do Sul – RJ. Tudo indicava que os cariocas iriam ditar os rumos; já haviam feito um campeonato, tinham conhecimento técnico avançado das bicicletas e, na época, eram os únicos