Mountain bike
Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Em alguns países de língua latina o esporte é chamado de Bicicleta todo terreno. No Brasil é chamado popularmente de Mountain Bike, eventualmente de Ciclismo de Montanha ou Mountain Biking e comumente abreviado como MTB.
O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até n a Cidade.
Mountain Bike é um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.
História do mountain bike
O Mountain Bike surgiu no final dos anos 70, quando um grupo de ciclistas começou a freqüentar as trilhas das montanhas da Califórnia, nos Estados Unidos. Os ciclistas queriam basicamente buscar um novo estilo no ciclismo. As trilhas e estradas de terra logo conquistaram o grupo de jovens. Como não existiam quadros apropriados, para poderem descer morro abaixo, eles começaram a utilizar quadros de bikes cruisers. Eles só acrescentaram alguns componentes, como câmbio, pneus maiores e freios mais eficientes, para iniciarem esse novo esporte.
Com o tempo, os grupos de praticantes do mountain bike foram aumentando e aos poucos, algumas provas foram sendo organizadas. Uma das primeiras competições do mountain bike de que se tem registro foi o Repack Downhill, um tipo de downhill realizado aos finais de semana em Mount Tamalpais, na Califórnia.
Um divisor de águas no esporte foi a criação da Mountain Biker, a primeira empresa a produzir bicicletas especiais. As bicicletas eram fabricadas no Japão e o sucesso de vendas foi mundial.
A evolução no Brasil.
Em meados da década de 80, o mountain bike já despontava como um novo esporte no Brasil, sendo que alguns campeonatos