bike
MAI 25
Publicado por dalamaaocaosbike
O post de hoje é para ajudar você, que nunca pedalou em trilhas, mas tem vontade. Mountain bike é como qualquer outro esporte: quem nunca praticou acha lindo, mas duvida da própria capacidade de fazer tudo aquilo, sobreviver àquele ambiente inóspito…
Vamos combinar: você tem capacidade, sim. Além do mais, o aperfeiçoamento em qualquer esporte é gradativo – Cesar Cielo já entrou numa piscina sem saber nadar, Fernando Alonso entrou num kart pela primeira vez, e Rubens Donizete levou suas quedinhas aprendendo a andar de bike.
Mas é claro que você pode, sim!
Antes de continuar, uma nota especial. Esse post é para leigos ou semi-leigos. Assim, há muitos links para aprofundamentos em assuntos que já foram abordados pelo blog. Tente ler tudo.
Então, obviamente estou supondo que você já sabe andar de bike. Talvez até já tenha uma e tenha vontade de ir para as trilhas. A questão é saber se sua bicicleta e equipamentos são adequados para você fazer isso com segurança e, se não são, o que está disponível no mercado para começar bem.
Existe, no mercado brasileiro, uma quantidade enorme de bicicletas para vender, algumas se dizem mountain bikes, sem ser, e você deve saber distingui-las das bikes que vão lhe levar e lhe trazer sem maiores problemas.
Primeiramente, se você for leigo total, recomendo ler esses posts:
As partes de uma mountain bike
As partes do quadro
Agora que você está minimamente familiarizado com as Mountain Bikes, vou definir o que, na minha concepção, seria o mínimo para participar de divertidos passeios como os que postamos no blog, ou para fazer algumas de nossas Trilhas Mapeadas.
1. O câmbio deve ser, pelo menos um Shimano Altus (Entenda mais sobre Câmbio Traseiro aqui).