visões de ludwig
DO BANCO DO BRASIL
Identificação do Aluno: Vanessa Curto – Comunicação social – Rádio e TV, Turma: NA1
Data da entrega: 23/04/2014
Identificação do local
A exposição “Visões na Coleção Ludwig” foi exposta no Centro Cultural Banco do Brasil, na Rua Alvares Penteado, 112 – Centro de SP.
O que mais me chamou a atenção foi a história de Ludwig e sua esposa e como tudo começou, como chegaram a quantia de obras e a todos os museus que conseguiram montar.
Não conhecia o local. Após rápida pesquisa (Google maps), desci na estação São Bento, pedi informação na rua, chegando logo em seguida na esquina do CCBB.
O gosto e amor pela arte, fez com que Ludwig tivesse grandes ambições e por fim as conquistou, achei muito interessante e inspirador, pelo ponto de vista de não existir preconceitos, ter mudado a forma como a arte era vista, possibilitando todas as classes de conhecer tais obras e pelas conquistas do casal.
Comentários gerais sobre a exposição
O tema da exposição é “Visões na coleção de Ludwig”.
A exposição está dividida em ordem cronológica, porém vai passa por outros estilos no decorrer de cada um dos 5 andares. Por exemplo: Ao mesmo tempo que vemos art pop no 4º andar, nos deparamos com Picasso com traços mais fortes e mais contemporâneo.
O projeto reúne cerca de 80 obras que fazem parte da coleção de arte contemporânea reunida pelo casal alemão Peter e Irene Ludwig, na segunda metade do séc. XX.
Desde arte pop americana até o neo-expressionismo alemão, passando pelo hiperrealismo, fotorrealismo e outros movimentos internacionais de arte a partir dos anos 1960 até hoje., a exposição apresenta tendências e artistas que criam nexos entre diversas geografias.
-4º andar se localiza: Andy Warhol, Claes Oldenbug, Jeff Koons, Michelangelo Pistoletoo, Pablo Picasso, Robert Rauschenberg, entre outros.
- 3º andar se encontra: Christopher Knowles, Michel Basquiat, Jonathan Borofsky, Robert Kushner entre