Exposição Ludwig
O Centro Cultural Banco do Brasil, situado na Rua Álvares Penteado, 112, São Paulo,
abriga a exposição ‘Visões na coleção Ludwig’, que reúne obras de personalidades das artes visuais como Picasso, Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat, entre outros. O acervo faz parte da coleção reunida pelo empresário alemão Peter Ludwig (1925-1996), considerado um dos patronos das artes em seu país.
A coleção de Ludwig totaliza aproximadamente 20 mil peças, distribuídas em 12
Museus Ludwig, presentes em países como Alemanha, Suíça, Hungria, Rússia, Áustria e
China. Tendo assim vários museus, institutos e galerias com seu nome em sua homenagem pela sua contribuição ao mundo da arte.
Ao entrar na exposição o visitante é bem recebido por um Retrato de Peter Ludwig,
por Andy Warho que é também o “cartão de visitas” da exposição, nesse mesmo andar encontra-se a esquerda um quadro de Pablo Picasso e a direita um de Roy Lichtenstein, ou seja a exposição começa já mostrando quadros de artistas renomados e demonstra a grandiosidade do acervo.
No terceiro andar tem uma sala mais dedicada ao primordios do grafite feito por
artistas, ainda feito em tela para agradar parte da população, mas já utilizando tecnicas e ideias do movimento do grafite, para deixar isso claro, o visitante se depara no primeiro momento com um quadro de Jean-Michel Basquiat.
No primeiro andar, foram colocadas um conjunto de plataformas interativas que
permitem ao público explorar de perto o mundo do colecionador Ludwig, navegando por um mapa que apresenta a expansão da coleção por cada uma de suas sedes ou criando numa parede magnética sua própria composição com quadros da exposição.
A exposição muito bem feita pela Curadoria de Evgenia Petrova, Joseph Kiblitsky e
Ania Rodríguez, deixa o público impressionado, além de ser uma exposição muito crítica ao mundo conteporâneo , suas complexidades e paradoxos. Não há como não