Bacia do Rio Coreaú
CPMGEF
Aluno: George Lucas
Nº: 12
3º Ano “E”
Prof
ª: Estefânia
Rio Coreaú
O Rio Coreaú
A bacia do Coreaú está localizada na porção noroeste do Estado do Ceará e é composta principalmente pela área drenada pelo Rio Coreaú e seus afluentes. A bacia do Coreaú possui como limite ao sul as bacias do Poti-Longá e Acaraú, ao oeste com o Estado do Piauí, a leste a bacia do rio Acaraú e ao note o Oceano Atlântico.
O Rio Coreaú nasce no Sopé do Planalto da Ibiapaba e percorre parte da depressão periférica local, até chegar ao litoral onde se encontra o seu baixo curso. Os seus principais afluentes são Rios São Mateus, Imburana e Fortuna.
A Bacia abrange os municípios: Barroquinha, Camocim, Chaval, Coreaú, Frecheirinha, Jijoca de Jericoacoara, Martinópole, Moraújo, Senador Sá e Uruoca.
A Bacia do Coreaú caracteriza-se por possuir poucas intervenções hídricas, possui um total de 631 reservatórios (COGERH, 2008).
A Bacia do Coreaú é utilizada para abastecer a população, indústrias e para a irrigação, sendo 89% para a população, 3% para as indústrias e 8% destinado à irrigação.
Projeto para a bacia:
A fundação de Saúde e Integração Social – CIS em parceria com outras instituições criou o projeto de construção de Micro-Corredores Ecológicos na Bacia Hidrográfica do Rio Coreaú que beneficiará 100 proprietários/ agricultores familiares, com o objetivo de construir um micro-corredor ecológicos entre o Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba e a Serra da Meruoca passando pelos municípios de Ubajara, Fecheirinha, Coreaú e Alcântara, margeando rios e riachos contribuintes do Rio Coreaú, de suas nascentes com perspectiva de efeito multiplicador direto deste micro-corredor sobre as serras da Penanduba, Jordão e foz do rio Juazeiro/ Coreaú. O projeto conta com algumas metas a atingir:
1. Promover o reflorestamento de 200 hectares com espécies arbustivas e arbóreas nativas visando recuperar as matas ciliares do Rio