Visões, coleção ludwig análise arte vs. design
Escola de Arquitetura e Design
Introdução ao Design
Relatório sobre a exposição Visões na Coleção Ludwig
Design, 1º Período
Setembro/2014
Visões, da arte ao design
A atual exposição de grande repercussão do CCBB (Centro Cultural
Banco do Brasil) apresenta Visões na Coleção Ludwig. A mostra que reúne obras que fazem parte da coleção do casal Peter e Irene Ludwig, que agrupa peças que vão desde a arte pop americana até o neo-expressionismo alemão.
Propondo o contato com grandes obras do século XX e de reconhecidos nomes da história da arte, ainda promove a reflexão e diálogos sobre o desenvolvimento e as práticas artísticas desenvolvidas diante de contextos histórico-culturais. Com um acervo inspirador, a coleção de Peter e Irene consegue impulsionar o visitante uma visão de mundo mais abrangente tanto no contexto histórico quanto no artístico, sobretudo se perde quando tenta uma aproximação com o design, tal como conhecemos hoje.
A exposição Visões na Coleção Ludwig, propõe um discurso filosófico como resultado da combinação, ou melhor, do confrontamento entre as tendências artísticas e o cunho político-geográfico da época. A divisão bipolar mundial, imposta pela guerra-fria, e consequentemente a divisão das
Alemanhas Ocidental e Oriental, foi a causa de várias revoluções culturais dos anos 1950 até 1990, com a reunificação Alemã.
O casal Peter e Irene Ludwig, tinha em comum o interesse pela história da arte, e a partir disso se tornaram grandes colecionadores. Com interesses especialmente por obras contemporâneas, se dedicaram principalmente à arte pop americana. Foram os pioneiros a inserirem tal corrente na Europa, ainda que, em seus anos iniciais não tivessem reconhecimento e por várias vezes foram vítimas de críticas e controvérsias. Se apropriaram de várias obras neoexpressionistas alemãs também, estilo que foi fruto da crise de identidade vivida pelos cidadãos das Alemanhas Oriental e