Biio'
Lição no. 02
EBD – Como e porque participar?
Márcio Alírio Silveira
1. Introdução
Nossa lição do último domingo abordou acerca do estudo individual da Bíblia. Como examinar as escrituras e obter entendimento sobre o que lemos, para então por em prática aquilo que aprendemos. Momentos a sós com Deus são preciosos e essenciais na nossa vida cristã. Nada pode substituí-los, mas não podemos ser crentes vivendo sozinhos, a não ser que você seja um naufrago em uma ilha deserta. Os seres humanos precisam uns dos outros para viver uma vida normal e sadia. A Palavra de Deus nos ensina que é no ambiente da igreja, convivendo com os irmãos que iremos encontrar o clima e as condições apropriadas para o desenvolvimento da nossa maturidade na vida cristã.
← Confira na Bíblia: Heb 10:24-25, Efésios 4:11-13
Durante todo este ano estaremos estudando acerca da igreja de Cristo: sua origem, fundamentos, sua estrutura como organização, seu papel e formas de atuação, etc. Neste momento queremos nos deter especificamente acerca de uma das áreas da nossa igreja: a Escola Bíblia Dominical.
Freqüentar a EBD tem sido um hábito que nós batistas temos praticado desde nossa infância. A questão que gostaríamos de levantar no momento gira em torno da expressão “hábito”. Não é necessariamente mal ter bons hábitos, mas isso se torna um problema se fazemos algo apenas pelo hábito. Nós nos acostumamos com uma determinada coisa e deixamos de perceber o sentido, o valor e a razão que está na base daquilo que fazemos.
Temos observado muitas transformações nas atitudes daqueles que fazem parte das igrejas evangélicas pelo Brasil afora. Novidades de todo tipo tem surgido de todos os lados. Temos adotado algumas delas. Por outro lado muitas de nossas tradições tem sido objeto de questionamento ou simplesmente abandonadas e esquecidas, sendo algumas delas substituídas por estas tais novidades.
Assim vamos pouco a pouco