Revolução francesa & período napoleônico
Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799[1], alteraram o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 de brumário de Napoleão Bonaparte. Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien Régime) e os privilégios do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo[2] e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.
A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" (Liberté, Egalité, Fraternité), frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau. Para a França, abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do século XIX, fazendo-a passar por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios.
Para muitos autores, o Período Napoleônico é entendido como uma continuidade do processo revolucionário francês; outros, no entanto, assinalam que o 18 de Brumário, por seus desdobramentos, representou uma ruptura com os ideais liberais de 1789, e mesmo com os ideais mais radicais e socialmente mais avançados no Ano II.É o início do governo de Napoleão Bonaparte na França, onde ficou mundialmente conhecido. Esse período, para fins didáticos, geralmente é dividido em três etapas:
Consulado (1799 - 1804)
• Império (1804 - 1814)
• Governo dos 100 dias (março e junho de 1815). Pesquisa Revolução Francesa Antecedentes
A França tomada pelo Antigo Regime era um grande edifício construído por cinquenta gerações, por mais de quinhentos anos. As suas fundações mais antigas e mais profundas eram obras da Igreja, estabelecidas durante mil e trezentos anos.
A