O Período Napoleônico e a Revolução Francesa
Este trabalho retrata a Revolução Francesa e o Período Napoleônico, o qual foi um processo revolucionário. Instalou-se um governo autoritário, expansionista e centralizador, sendo governado pelo então chamado, Napoleão Bonaparte I, que foi coroado em 1804.
Governou a França de 1799 à 1815, sendo seu governo dividido em três partes: Consulado, Império e Governo dos Cem Dias.
Este, criou o Código Civil, a fim de reformar o sistema legal francês de acordo com os princípios da Revolução Francesa.
Durante o consulado foram criadas novas instituições, e houve uma recuperação econômica, jurídica e administrativa. A França no séc. XVIII estava muito bem economicamente, vivia em pleno Estado absolutista. Tendo sua política aplicada no mercantilismo, o rei, dirigia toda a economia do país.
A Revolução Francesa e a Era Napoleônica
Napoleão Bonaparte foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa, adotando o nome de Napoleão I. Coube à ele a tarefa de consolidar internamente e difundir externamente os ideiais da Revolução, sendo o escolhido para chefiar o golpe que depôs o Diretório, dissolveu a Assembléia e implantou o regime do Consulado junto com os girondinos (alta burguesia), a qual foi a primeira fase de Napoleão (1799-1802). Apesar da presença de outros dois cônsules, quem mais tinha influência e poder no Executivo era Napoleão, que foi eleito primeiro-cônsul da República.
A sociedade francesa estava passando por um momento tenso com os processos revolucionários ocorridos no país, de um lado com a burguesia insatisfeita com os jacobinos, formados por revolucionários radicais, e do outro lado as tradicionais monarquias européias, que temiam que os ideais revolucionários franceses se difundissem por seus reinos.
O fim do processo revolucionário na França, com o Golpe 18 Brumário, marcou o início de um novo período na história francesa e,